Departamento de Meio Ambiente divulga nota sobre coleta de lixo

Publicado 10/10/2018 14:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Roteiro passará por nova alteração a partir de amanhã, dia 11. Mudanças levam em consideração os ajustes necessários para melhor atender a comunidade.

O roteiro de coleta de lixo no município de Sinimbu sofrerá algumas alterações. Conforme a nota de esclarecimento divulgada pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, o motivo são os ajustes nas rotas, com o objetivo de melhor atender a comunidade.

Conforme a nota, o Departamento está analisando semana a semana o roteiro de coleta dos resíduos sólidos do município. “Buscando atender as solicitações e melhorar a qualidade do serviço prestado, novas mudanças serão necessárias. Assim como já havia sido divulgado anteriormente, pedimos a colaboração de toda a comunidade na hora de separar o lixo para a coleta seletiva. Da mesma forma, reiteramos o pedido de compreensão da comunidade para esse período de ajustes no cronograma”, diz a nota.

O Departamento de Meio Ambiente esclarece ainda que a partir do mês de novembro, o cronograma de recolhimento do lixo do município deve estar pronto e concluído. Ou seja, até o início do mês de novembro a rota deve estar totalmente ajustada e até lá, pode sofrer novas mudanças.

SEPARAÇÃO DO LIXO

A nota de esclarecimento também alerta para os cuidados com a separação do lixo. A comunidade deve ficar atenta ao cronograma. Nos dias de recolhimento de lixo orgânico, deve ser descartado apenas o que não é reciclável. Já nos dias de coleta seletiva, a comunidade deve descartar apenas o lixo reciclável, separado de acordo com o material (ex: plástico, papel, metal, vidro, etc).

Veja como separar o lixo

Lixo Seco (reciclável)

- Papel/papelão (jornais, folhas de ofício, caixas de papelão, revistas, cadernos);

- Embalagens tetra pack;

- Plástico: PET (garrafas de refrigerantes, água mineral), sacolas, embalagens de material de limpeza, utensílios e talheres de plástico, copinhos de iogurte ou coalhada;

- Metais: alumínio (latinhas de refrigerante, cerveja, alimentos em conserva), sucata (metais em geral, canos, pregos, parafusos, panelas, peças de motores, carcaças de fogão ou geladeira, latas de tinta, latas de conserva), cobre;

- Isopor;

- Vidros de embalagens (bebidas, remédios, alimentos em conserva).

Lixo Úmido (materiais orgânicos e não recicláveis)

- Material orgânico (cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida, cascas de ovos, sementes, ossos);

- Material não reciclável – rejeito: material de higiene pessoal (toalhas de papel, papel higiênico, absorventes, cotonetes, fralda descartável), bitucas de cigarro, espelhos, embalagens metalizadas (bombom), cinzas, esponjas usadas.

Agrotóxicos

- Consulte seu orientador agrícola sobre o local para o descarte das embalagens de agrotóxicos. Elas não podem ser descartadas junto com o lixo convencional.