Roteiro da Coleta de Lixo tem alterações

Publicado 04/10/2018 13:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Novo cronograma foi divulgado hoje e passa a valer a partir de amanhã, dia 5.

Depois de reorganizar o cronograma de coleta de lixo no município de Sinimbu e implantar a coleta seletiva no início deste mês, alterações se mostraram necessárias e novamente um novo roteiro foi montado. O novo cronograma de recolhimento dos resíduos sólidos de Sinimbu passa a valer a partir de amanhã, conforme tabela abaixo.

Conforme o setor, as alterações foram necessárias tendo em vista o melhor atendimento de todas as localidades. A orientação é para que a comunidade continue atenta ao cronograma e, principalmente, separe o lixo para a coleta seletiva nos dias determinados.

A principal orientação para os dias de coleta seletiva é separar todos os materiais recicláveis e acordo com o tipo do material. Já nos demais dias, devem ser depositados para a coleta apenas o que não pode ser reciclado. Quem tiver dúvidas sobre o cronograma ou a separação dos resíduos, deve entrar em contato pelo 3708 1175 e pedir pela equipe do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

Porque praticar e implantar a Coleta Seletiva

A coleta seletiva é o método de otimização dos processos de destinação adequada do lixo. Vale a pena ressaltar que lixo é uma palavra geral para designar as palavras "resíduo" (os descartes que ainda têm alguma utilização possível por meio da reciclagem ou reutilização) e "rejeito" (aqueles que já não podem ser utilizados novamente).

Separar o lixo corretamente

Fazer a separação do lixo corretamente é essencial para o transporte e disposição adequada dos resíduos.

Como separar o lixo orgânico?

O lixo orgânico é todo resto de alimento, como cascas de legumes, frutas, raízes, vegetais e folhas, entre outros tipos de resíduos de origem biológica. É preciso separar o lixo orgânico, mas melhor do que separar e embalar corretamente.

Como separar o lixo reciclável?

O lixo reciclável é composto principalmente pelo papel, papelão, vidro, plástico e metais. A separação do lixo reciclável deve ser feita por tipo de material. Por exemplo, deve-se fazer a separação de metal com metal, vidro com vidro, plástico PET com plástico PET, entre outros tipos de plástico.