Vacinação da gripe continua baixa em Sinimbu


Publicado 24/05/2018 12:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

Público alvo tem até o dia 1º de junho para se imunizar contra os três tipos de vírus da gripe que a vacina previne.


A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu divulgou hoje, dia 24, os percentuais atingidos até o momento na vacinação contra a Gripe. Conforme a Secretaria, a procura pela vacina continua baixa e o público alvo tem até o dia 1º de junho para se vacinar.

A secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, lembra que a meta do Estado é vacinar 90% do público alvo. Porém, de acordo com ela, os percentuais ainda estão abaixo do esperado. “Até o momento, as crianças foram as menos vacinadas. Já as puérperas, mulheres que tiveram seus filhos recentemente, foram as mais imunizadas. Pedimos para que todos do público alvo se conscientizem sobre a importância da vacina e procurem os Postos de Saúde. A campanha segue até o dia 1º de junho”, frisa.

Sinara explica que muitas pessoas possuem medo da vacina e isso pode influenciar na baixa procura pela imunização. Ela lembra ainda que fatores como estimativa de população maior que a realidade e vacinação em outros municípios, próximo as divisas, também contribui para que o município não atinja a meta. “Também não tivemos casos registrados da gripe em nosso município, da mesma forma que não ocorreram mortes pela doença. Então, muitas pessoas acham que não é necessário se vacinar. Porém, a comunidade precisa entender que somente com a vacinação podemos manter nosso município livre da doença . Então, muitas pessoas acham que não é necessário se vacinar. Porém, a comunidade precisa entender que somente com a vacinação podemos manter nosso município livre da doença, já que temos um caso confirmado da doença na região dos Vales”, explica.

A vacina da gripe previne três tipos da doença: H1N1, H3N2 e Influenza B. Devem se vacinar contra a gripe todas as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade; gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; idosos; indígenas; funcionários do sistema prisional e doentes crônicos, de acordo com uma lista de doenças pré-estabelecidas pelo Ministério da Saúde. No caso dos doentes crônicos, estes deverão trazer uma receita médica com o CID da sua doença. Somente assim poderão receber a vacina.



Divulgação
Público alvo deve procurar os Postos de Saúde e se vacinar.
Público alvo deve procurar os Postos de Saúde e se vacinar.