Município dá início às atividades do Pnaic


Publicado 13/03/2018 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag

Primeiros encontros ocorreram no início do mês. Formação segue até o dia 30 de junho.


O município de Sinimbu, através da Secretaria de Educação, deu início em março as atividades de 2018 do Pnaic – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. As primeiras etapas já foram realizadas e as formações continuam nos próximos dias, envolvendo educadores do Ciclo de Alfabetização e da Educação Infantil – Pré Escola.

Criado em 2012, o Pacto promove atividades em Sinimbu desde a sua criação, envolvendo o Ciclo de Alfabetização – 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. No ano passado foi introduzido no município o Novo Pnaic, que inclui nas atividades de formação a Educação Infantil – Pré Escola. Coordenado em Sinimbu por Anita Brandenburg, o Pnaic conta com dois formadores: Daiane Rech, responsável pelo Ciclo de Alfabetização; e Rodrigo Correa Rodrigues, responsável pela Educação Infantil – Pré Escola.

As formações acontecem aproximadamente duas vezes por mês, no período destinado a hora atividade dos professores. Todas as formações são orientadas e supervisionadas pela Universidade Federal de Pelotas, responsável pela formação dos formadores locais.

Em 2018, o primeiro encontro com os educadores da Educação Infantil – Pré Escola foi realizado no dia 1º de março. Já no dia 2, foi a vez dos professores do Ciclo de Alfabetização se reunirem e participarem das atividades. O próximo encontro para os educadores acontece ainda este mês: dia 15 para a Educação Infantil e dia 22 para o Ciclo de Alfabetização.

Além disso, a coordenadora do Pnaic no município e os formadores locais também iniciam nos próximos dias a sua formação para o Pacto. Nos dias 20 e 21 de março e nos dias 23 e 24 de abril, as atividades acontecem na Faculdade Dom Alberto. Já nos dias 22, 23 e 24 de maio, os formadores e a coordenadora participam de atividades na Universidade Federal de Pelotas.

 

Saiba mais

O Pnaic – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.  A principal inovação no programa em 2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica. A intenção é promover a cooperação federativa e apoiar a constituição de equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino para que estas assegurem o acompanhamento das ações do programa e avaliem a aprendizagem dos estudantes, responsabilizando-se também: (a) pela definição de metas a serem alcançadas; e (b) pelos resultados da alfabetização em seus estados e municípios.

Divulgação
Formação dos educadores da Educação Infantil – Pré Escola, no dia 1º, contou com atividades práticas com argila.
Formação dos educadores da Educação Infantil – Pré Escola, no dia 1º, contou com atividades práticas com argila.

Divulgação
Educadores do Ciclo de Alfabetização confeccionaram a bonecas de lata durante a formação, no dia 2.
Educadores do Ciclo de Alfabetização confeccionaram a bonecas de lata durante a formação, no dia 2.