Reajuste da tarifa de água será conforme índice de inflação

Publicado 10/01/2018 23:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal

Percentual leva em consideração o período de Maio de 2013 – data do último Decreto de reajuste - a Janeiro deste ano.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou essa semana o Decreto nº 2.304 que determina os percentuais de reajuste da tarifa de água. A mudança leva em consideração o valor que vinha sendo cobrado de 2013 e o índice de inflação até agora. Os novos valores passam a valer a partir de 1º de fevereiro.

Conforme o Decreto assinado essa semana, o reajuste será de 28% nas tarifas (veja tabela abaixo). Também está anexado ao Decreto uma planilha de custos da manutenção da rede de água e segundo o setor responsável, o valor sugerido para o aumento também leva em consideração esses percentuais.

PARA 2019

Segundo o secretário de Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, um Projeto de Lei está tramitando na Câmara de Vereadores desde o ano passado para que o valor a ser cobrado seja de acordo com a quantidade de água consumida (ou seja, muda a base de cálculo). “A motivação para essa mudança vem de uma indicação da Câmara de Vereadores, bem como de uma orientação e um estudo feito pelo Controle Interno, que aponta um déficit na comparação custo x arrecadação do sistema”, frisa Carlos.

Esse projeto foi encaminhado em dezembro. “Porém, como o projeto está tramitando na Câmara e se aprovado agora em 2018, a mudança passará a valer apenas a partir de 2019, pois essas mudanças valem apenas no ano seguinte após a aprovação”, explica o secretário.

Nova tabela da tarifa de água

- Residencial “A”: R$ 28,90

- Residencial “B”: R$ 43,50

- Pública: R$ 43,50

- Comercial “1”: R$ 57,00

- Comercial “2”: R$ 43,50

- Industrial: R$ 92,80

- Ligação de Rede de Água: R$ 76,80

- Re-ligação do Serviço de Água: R$ 76,80

- Baixa da Ligação de Água: R$ 76,80

Tarifa terá reajuste de 28% a partir de fevereiro.