Secretários de Saúde da região participam de encontro em Sinimbu

Publicado 08/11/2017 23:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Sinimbu recebe nesta terça-feira, dia 14, a reunião do Cosems - Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde - do Vale Rio Pardo e Taquari, da 13º Regional da Saúde. O evento integra a programação da Exposin e contará com a presença de representantes de 13 municípios da região. A reunião será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 9h da manhã e a tarde, a programação continua com a CIR – Comissão Inter-Gestores Regional – também da 13ª Coordenadoria.

Segundo a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, a cada 30  dias os secretários municipais da região sentam e discutem pautas. “Pode ser a questão da dengue, a vacina do HPV, a fila para a cirurgia bariátrica. A saúde é sempre discutida dentro de fóruns, de reuniões. Depois disso, nós levamos tudo para a reunião da Comissão Inter-Gestores Bipartite, que é quando os municípios discutem com o governo do estado”, explica Sinara.

A reunião de terça-feira terá como pauta a ferramenta do e-SUS_Gestor que consta no mapa da saúde e o SAGE (Sala de Apoio a gestão estratégica), informações que serão repassadas para os secretários presentes pela secretária Sinara Dhiel, que foi em um treinamento em Curitiba, no Paraná, convidada pelo COSEMS Estadual. “Também teremos em  pauta  a questão da alta complexidade em traumatologia, a referência em Otorrino e Otoneuro de Santa Cruz do Sul, Hospital Regional de Rio Pardo, fila de Espera de Traumatologia de Média Compexidade e Educação permanente na saúde”, completa a secretária de Saúde de Sinimbu.

A reunião será realizada em Sinimbu devido  o município estar em festa, comemorando aniversário do município. Dessa forma, o Conselho Regional decidiu conhecer a realidade das Secretarias e as peculiaridades de cada município.