Prefeitura dá início ao desassoreamento do rio

Publicado 20/07/2017 16:05
Atualizado 21/07/2017 15:16
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Retirada de cascalho do leito do rio Pardinho está sendo feito na Linha Inverno.

A Prefeitura de Sinimbu deu início essa semana, dia 19, ao desassoreamento do rio Pardinho nas proximidades do Passo da Linha Inverno. A obra está sendo realizada para diminuir a quantidade de cascalho no leio do rio e tentar ajustar o fluxo da água, que hoje corre próximo a uma das margens.

Segundo o vice prefeito de Sinimbu e também secretário de Obras, Claus Wagner, o objetivo é procurar uma maneira do rio não fazer mais estragos nas encostas. “Estamos retirando cascalho do meio do leito e depositando uma parte junto as encostas. É uma medida que está sendo feita para evitar que as cheias continuem levando parte da lateral do rio, como aconteceu naquele local”, explica.

Claus frisa que o trabalho está sendo feito de forma terceirizada, com a contratação de uma máquina específica para isso. O investimento é de 100 horas máquina. Da mesma forma, o vice prefeito lembra que só é possível realizar o trabalho devido ao fato do município possuir as respectivas licenças ambientais para isso. “Temos toda documentação para que isso possa ser feito naquele local. Se o trabalho der certo, podemos pensar em outros pontos, mas para isso será necessário ter as licenças de cada ponto do rio”, alerta.

SOBRE O PASSO

Claus também falou sobre o Passo da Linha Inverno. Segundo ele, um aval da Defesa Civil deve ser emitido nos próximos dias e se isso acontecer, o município deve procurar uma maneira de recuperar o Passo. “Sem o aval da Desefa Civil, não podemos mexer no Passo. Além disso, pela avaliação inicial que temos, dificilmente haverá uma maneira de recuperar o Passo para a passagem de caminhões, ônibus ou veículos pesados. Provavelmente ele será liberado apenas para veículos leves”, salienta.

ESTRADAS

Sobre as estradas, o vice prefeito afirma que a Secretaria de Obras segue trabalhando em ritmo acelerado e que devido a isso, as estradas gerais estão em boas condições. “Em algumas semanas, já conseguimos recuperar vários acessos. Estamos apenas no sétimo mês de administração e o proposito é chegar a todas as propriedades, que por sinal estavam bastante esquecidas nos últimos anos”, disse.

Claus afirmou que a demanda é grande e que sabe que ainda não foi possível atender a todos. “Estou ciente da cobrança da comunidade e ao mesmo tempo tranquilo, pois estamos trabalhando com responsabilidade. Preciso elogiar a equipe da Secretaria de Obras, bem como da Secretaria de Agricultura, pois o trabalho acontece com bastante eficiência”, revela. “Por ter recebido o parque de máquinas em precárias condições, existe uma certa demora na recuperação em alguns pontos. Mesmo assim, vale destacar que no parque de máquinas já recuperamos vários caminhões e máquinas e que nos próximos dias também vamos ter recuperado o trator esteira e a escavadeira hidráulica, que permitirão um trabalho em ritmo mais acelerado. Além disso, quero registrar que em reunião já realizada, está decidido que não haverá turno único, o que permitirá a continuidade dos trabalhos no período seco, inclusive nos acessos”, finaliza.

Desassoreamento começou a ser feito na quarta-feira, dia 19.