Amvarp recebe proposta para melhorar a segurança dos municípios

Publicado 23/02/2017 13:00
Atualizado 23/02/2017 13:57
Gabinete do Prefeito

Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo esteve presente na reunião realizada quarta-feira, dia 22.

Os prefeitos integrantes da Amvarp – Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo – se reuniram na manhã de quarta-feira, dia 22. Diversos assuntos estiveram em pauta, sendo o principal deles um plano de segurança regionalizado. A proposta foi apresentada pelo CRPO/VRP – Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo.

Logo no início da reunião, o presidente da Amvarp e também prefeito de Candelária, Paulo Butzge, destacou que é preciso buscar soluções para os problemas e que elas surgem através de grupos como o a Amvarp. “Temos que ter coragem e atitude. Não vamos conseguir atender tudo, mas precisamos ter a consciência de que tentamos e fizemos o possível para conseguir”, frisou.

Em seguida, o comandante do CRPO/VRP, tenente coronel Valmir José dos Reis, encaminhou uma plano de segurança regionalizado, para atender todos os municípios integrantes da Associação. Reis apresentou dados da região, estatísticas, ações que dão certo e garantiu que o Vale do Rio Pardo ainda possuí índices baixos se comparado à outras regiões.

O tenente coronel disse que, apesar dos dados, existem problemas de segurança na região. “O que sugiro é um plano conjunto no qual cada município instala, no mínimo, três câmeras de monitoramento. Uma no centro da cidade, uma na entrada e outra na saída do município”, explica. “Com essas câmeras, montamos um sistema de monitoramento direto nas salas dos comandos municipais e com transmissão para uma sala regional, junto ao CRPO/VRP, em Santa Cruz do Sul. Para isso, basta a construção desse espaço que contará com todas as informações, em tempo real, de todos os municípios”, detalhou.

Reis frisou ainda que o plano conta também com a instalação de GPS e micro câmeras nas viaturas da Brigada Militar. “A ideia é agregar tecnologias sem onerar ninguém de maneira elevada. Será um dos maiores encaminhamentos em termos de segurança que a região poderá fazer” salientou.

Após a explanação do tenente coronel, os prefeitos conversaram e analisaram a proposta encaminhada. O presidente do Cisvale – Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo – e prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, sugeriu a implantação do plano regional através do consórcio ou da Amvarp. “É uma forma dos municípios unirem forças principalmente na busca pelos recursos para o projeto”, pontua.

Para a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, essa é uma maneira de solucionar a questão de forma conjunta. “O problema de um município é o mesmo dos outros também. Se conseguirmos fazer esse investimento na melhoria da segurança pública, em conjunto com outros municípios e ainda com a assistência do monitoramento direto na sala de comando regional, poderemos ficar mais tranquilos e saberemos que vamos estar assistidos 24 horas”, afirma.

Outros assuntos

Além do plano de segurança, os prefeitos da Amvarp conversaram ainda sobre a crise financeira nos municípios e os reajustes do funcionalismo. Ainda na oportunidade, os integrantes da Associação definiram o nome do prefeito de Vale Verde, Carlos Schuch, como suplente na Câmara Setorial do Tabaco.

A próxima reunião da Amvarp acontece no dia 17 de março e complementará a reunião do Cisvale, que acontece no dia 7 de março. O encontro do Consórcio discutirá as políticas de resíduos sólidos com os secretários de Meio Ambiente dos municípios ou pessoas responsáveis.

Prefeitos irão avaliar a proposta de forma conjunta.

Prefeita de Sinimbu acompanhou a reunião e vê com bons olhos a proposta apresentada.