Formação dos educadores antecede início das aulas

Publicado 16/02/2017 13:00
Atualizado 16/02/2017 13:20

Alunos da rede municipal voltam para as salas de aula na próxima segunda, dia 20.

O ano letivo inicia oficialmente para os alunos da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira, dia 20. Porém, professores, serventes e secretários das escolas já iniciaram a sua jornada de 2017, com atividades de formação essa semana. Palestras e dinâmicas foram realizadas na segunda-feira, dia 13, e hoje, dia 16.

Conforme a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Mariane Panke, 130 servidores ligados a educação participaram das atividades realizadas essa semana, integrando 14 escolas municipais e uma escola de educação infantil. Todos eles se prepararam para receber os cerca de 1.100 alunos que retornam para as escolas na próxima segunda. “Estou consciente dos desafios que vamos enfrentar durante este ano de 2017, mas acima de tudo estou entusiasmada, motivada e empenhada em dar o meu melhor. Tenho certeza que a mesma dedicação e empenho que eu e a minha equipe estamos tendo, haverá da parte da direção, dos assessores, professores e servidores, enfim da comunidade escolar em geral, para que possamos juntos vencer os desafios diários. Juntos temos mais forças e ideias para oportunizar ao nosso aluno uma educação de qualidade”, detalha Mariane.

Ela pontua que a ideia das atividades realizadas essa semana foi começar o ano com uma formação continuada voltada ao professor em seu trabalho na sala de aula. “Queremos que ele saiba que o sucesso do seu trabalho aumentara ainda mais se ele trabalhar em conjunto com direção, Secretaria de Educação, família e comunidade escolar. Acreditamos que as ações devam ser integradas, pois somente se consegue uma educação de qualidade, quando o pedagógico, a gestão e a família caminham juntos”, avalia.

Autoridades marcaram presença na abertura

Durante a solenidade de abertura, na manhã de segunda-feira, os secretários municipais e o vice prefeito Claus Wagner se fizeram presentes e ressaltaram o importante papel dos educadores na formação de crianças e jovens. A prefeita Sandra Backes, que está em viagem a Brasília, deixou sua mensagem em um vídeo gravado para a ocasião. “Que o respeito faça parte das nossas relações e que possamos trabalhar juntos pela educação no nosso município. Que vocês professores estejam cientes do sublime papel de um professor”, frisou.

Sobre a formação

Os educadores participaram de atividades na Câmara de Vereadores de Sinimbu. Palestras com os temas As diferenças no âmbito da sala de aula: como trabalhar os diferentes graus de competências dos alunos, com a professora e mestre Daniela Pedra Mattos; Qualidade de Vida, com o professor Alisson Esperotto; e Gestão cooperativa na escola, com o professor Everaldo Marini; integraram a programação. A palestra Afinando para o sucesso: um show de motivação na Educação através da música, com o professor Fabiano Brum, prevista para a tarde de hoje acabou sendo cancelada devido a um problema no voo do palestrante.

Atividades com os servidores da educação foram concluídas na manhã de hoje, dia 16.